quinta-feira, 6 de outubro de 2016

HOJE EM DIA, A OBESIDADE É UMA DAS MAIORES EMERGÊNCIAS DE SAÚDE ESPALHADA PELO MUNDO. A OBESIDADE LEVA A VÁRIAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS QUE AUMENTAM O RISCO DE DESENVOLVER DIABETES E DOENÇAS CARDIOVASCULARES (DCV). A FUNÇÃO DA TIREÓIDE TEM SIDO MUITAS VEZES DESCRITA COMO ALTERADA EM PESSOAS OBESAS É CLARO QUE A FUNÇÃO DA TIREÓIDE ALTERADA É A CAUSA OU A CONSEQUÊNCIA DO EXCESSO DE GORDURA. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

A estrutura da tireóide também parece ser afetada. No entanto, alterações funcionais e estruturais parecem melhorar após a perda de peso e, o que nos leva à necessidade de reavaliação em pacientes que perderam peso a fim de confirmarem tais disfunções tireoidianas. 

Classificação do índice de massa corporal em humanos. Dr. Caio Jr, João Santos – Dra. Caio , Henriqueta Verlangieri.

A obesidade leva a várias perturbações metabólicas que aumentam o risco de mortalidade e morbidade na idade adulta e contribuem de um modo significativo para a patogênese da diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Na verdade, muitas das complicações associadas com a obesidade já existem durante a infância e está especificamente relacionada com a presença de uma resistência à insulina.

Metabolismo de hipotálamo – tireoide –leptina e obesidade. Dr. Caio Jr, João Santos – Dra. Caio , Henriqueta Verlangieri.

Um rastreio precoce destina-se a diagnosticar a síndrome metabólica já na infância o que seria muito importante, pois há alguns anos atrás não era comum em crianças, mas, infelizmente, os critérios para esse diagnóstico não foram bem estabelecidos para as crianças. Atualmente, diferentes classificações são propostas a fim de satisfazer este diagnóstico, mas parece difícil estabelecer um sistema de classificação uniforme aplicável universalmente, uma vez que muitas características da mudança obesidade por grupo étnico e também com a idade do paciente. Muito antes da definição da síndrome metabólica, alterações da função da tireóide foram relatadas em pacientes obesos. Composição do corpo e hormônios da tireóide parecem estar intimamente relacionados uma vez que o último é conhecido por estar envolvido na regulação do metabolismo basal e na termogênese, que joga um papel importante no metabolismo da glicose e lípidos, a ingestão de alimentos e oxidação de gordura. 


Hormonio de tiróide (TH) é necessária para o desenvolvimento normal, bem como regular o metabolismo no adulto. O receptor do hormonio da tiróide (TR) isoformas, α e β, são diferencialmente expressos em tecidos e têm papéis distintos na sinalização TH. Ativação local de tiroxina (T 4 ), na forma ativa, triiodotironina (T 3 ), por 5'-deiodinase tipo 2 (D2) é um mecanismo-chave da regulação do metabolismo TH. Dr. Caio Jr, João Santos – Dra. Caio , Henriqueta Verlangieri.

De acordo com este conhecimento, é bem sabido que o hipotiroidismo provoca um aumento de peso, juntamente com uma diminuição na taxa metabólica basal e a termogênese. Além disso, também tem sido relatado que há uma correlação inversa entre os valores de tiroxina livre (AF4) e o índice de massa corporal (IMC), mesmo quando os valores de tiroxina livre (AF4) permanecem na gama normal, ou referencia normal. Ultimamente, ela também tem sido sugerida que anormalidades na função da tireóide podem ser secundárias ao excesso de peso. Estas alterações, no entanto, ainda podem ser funcionais, tal como sugerido pela normalização após a perda de peso. Em vários estudos sobre indivíduos obesos adultos, o hormônio da tireóide e as concentrações de hormônio estimulante da tireóide (TSH) foram descritos como normal, elevado ou reduzido, em comparação com um grupo controle. Em crianças obesas, a anormalidade mais comum é hipertireotropinemia, que representa os valores de hormônio tireoestimulante - TSH em um grupo de crianças afetadas por obesidade simples e num grupo de controle. 


Leptin can act on TRH or can directly. Dr. Caio Jr, João Santos – Dra. Caio , Henriqueta Verlangieri.

Outra causa potencial de aumento da concentração sanguínea de hormônio tireoestimulante - TSH pode ser os altos níveis de leptina, encontrados em indivíduos obesos. A principal ação da leptina é central para relatar a quantidade de gordura, o que leva a uma diminuição do apetite e da ingestão de alimentos. No caso de obesidade, aumento da leptina é considerado como evidência de “resistência à leptina”. Em adição a esta ação, a leptina também foi demonstrada que estimula a transcrição de forma centralizada do hormônio de liberação de tirotropina Pro (TRH) e, consequentemente, também a de TRH e TSH. Este aumento do hormônio tireoestimulante - TSH, e, por conseguinte, em triiodotironina-T3, pode ser interpretado como um mecanismo de defesa do corpo contra o ganho de peso. 


De acordo com esta interpretação, observa-se o oposto em anorexia nervosa, em que baixos níveis de triiodotironina-T3 Livre e hormônio tireoestimulante - TSH são interpretados como sinais de uma adaptação fisiológica para reduzir o gasto de energia metabólica. Além disso, os receptores de TSH, também estão localizados no tecido adiposo e, portanto, o hormônio tireoestimulante - TSH pode estimular diretamente a produção de leptina pelos adipócitos. Outra explicação pode ser o feedback prejudicado devido a um número reduzido de receptores de triiodotironina-T3 no hipotálamo.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino

CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

COMO SABER MAIS CLICK AQUI SOBRE ESTE E OUTROS ASSUNTOS.

1. Para superar a síndrome pré-menstrual, ajudará bastante se você entender o que está acontecendo. Isso pode aliviar um pouco sua ansiedade sobre os sintomas. Pode ser útil manter anotações diárias sobre a sintomatologia, dia a dia...

OUTROS ASSUNTOS

hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com

estaturabaixa.blogspot.com

2. Cãimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. Câimbras são espasmos doloridos que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés...

OUTROS ASSUNTOS

crescersim.blogspot.com

tireoidecontrolada.blogspot.com

3. Tudo começou com as observações do Dr.G.Heaven-Stanford University – Califórnia 1987, ao perceber uma estranha coincidência preocupante com um grupo de pacientes, que apresentavam obesidade abdominal (visceral) ou obesidade geral, associada, a problemas com alterações de lipídios, colesterol, e suas frações, triglicérides, diabetes não necessariamente dependentes de insulina (tipo 2) e hipertensão arterial, geralmente com doenças cardíacas, isto tudo no final da década de 80 e inicio de 90...

OUTROS ASSUNTOS

crescercriancasjuvenil.blogspot.com

hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Ogden CL, Carrol MD, Curtin LR, McDowell MA, Tabak CJ, Flegal KM. . Prevalência de sobrepeso e obesidade nos Estados Unidos, 1999-2004 . JAMA 2006; 295 : 1549-1555; Caroli M, piloto intervenções regionais europeus para Smart Infância Prevenção da obesidade em idade precoce. MDC; 2009; Serdula MK, Ivery D, Coates RJ, Freedmann DS, Williamson DF, Byers T. As crianças obesas tornam-se adultos obesos? Uma revisão da literatura. Voltar Med. 1993; 22 : 167-177; SR Daniels. As consequências de sobrepeso e obesidade infantil. Criança futura. 2006; 16 : 47-67; Weiss R, Dziura J, Burgert TS, Tamborlane WV, Taksali SE, Yeckel CW, Allen K, Lopes M, Savoye M, Morrison J, Sherwin RS, Caprio S. obesidade e síndrome metabólica em crianças e adolescentes. N Engl J Med. 2004; 350 :. 2362-2374; Pearce PT. Hormona da tiróide e obesidade. Curr Opin Endocrinol Diabetes Obes. 2012; 19 :. 408-413; Cali AM, Caprio S. obesidade em crianças e adolescentes. J Clin Endocrinol Metab. 2008; 93 :. 31-36; Zimmet P, Alberti G, Kaufman F, Tajima N, Silink M, Arslanian S, Wong G, Bennett P, Shaw J, Força Caprio S. International Diabetes Federation de Trabalho sobre Epidemiologia e Prevenção da Diabetes. A síndrome metabólica em crianças e adolescentes. Lancet. 2007; 369 : 2059-2061; Caprio S. Definições e fisiopatologia da síndrome metabólica em crianças e adolescentes obesos. Int J Obes (Lond) 2005; 29 : 24-25; Tailor AM, Peeters PH, Norat T, Vineis P, Romaguera D. Uma atualização sobre a prevalência da síndrome metabólica em crianças e adolescentes. Int J Pediatr Obes. 2010; 5 :. 202-213; síndrome Widhalm K. metabólica em crianças: uma necessidade imperiosa de uma definição unificada.Eur J Clin Invest. 2010; 40 :. 1061-1062; Silva JE. Mecanismo de termogênese e sua regulação hormonal. Physiol Rev. 2006; 86 : 435-464; Rosenbaum H, Hirsch J, Murphy E, Leibel RL. Efeitos das mudanças no peso corporal sobre o metabolismo de carboidratos, a excreção de catecolamina e a função da tireóide. Am J Clin Nutr. 2000; 71 :. 1421-1432; Rotondi M, Leporati P, La Manna A, B PIRALI, Mondello T, Fonte R, Magri F, Chiovato L. elevou os níveis de TSH com obesidade mórbida: é suficiente para diagnosticar hipotireoidismo subclínico? Eur J Endocrinol. 2009; 160 : 403-408. 



Contato:
Fones: (11)2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br



Instagram


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8 &msa= 0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,46.645637&spn= 0.001337,0. 002626&z=17